
As baixas temperaturas do inverno são um desafio a ser enfrentado não só pelas pessoas, como também pelos veículos! Sim! Eles também sofrem com o frio. Isso ocorre porque o motor e todo o sistema elétrico precisam de mais energia para funcionar.
É normal, nessas condições, que o veículo não pegue de primeira. Para facilitar, o recomendado é dar a partida com os equipamentos elétricos como o ar-condicionado e o rádio, por exemplo, desligados. Ainda assim, se o carro não corresponder logo ao comando de ligar, você não deve ficar insistindo continuamente: isso pode encharcar as velas. Paciência! Espere um pouco até que o combustível evapore antes de tentar novamente. Caso o problema persista, agende uma visita ao mecânico.
A bateria também sofre no inverno. O frio reduz a velocidade de seus componentes químicos. Para evitar problemas, fique atento aos níveis de gasolina do reservatório de partida e observe a carga da bateria.
E lembre-se sempre: Manutenção salva vidas! Carros trazem conforto e praticidade para qualquer pessoa; o deslocamento é facilitado, as distâncias reais são menos sentidas; realmente viajar de carro é mais cômodo. No entanto, antes de encarar a estrada, alguns cuidados são necessários.
Primeiro, a manutenção veicular deve estar em dia – em todas as épocas do ano. Uma passagem na mecânica e elétrica de confiança é indispensável para prevenir transtornos. Bateria, freios, faróis e para-brisas precisam ser verificados com regularidade. Entre os itens obrigatórios de segurança, ainda pede-se especial atenção ao posicionamento dos espelhos. Os pneus precisam estar sempre calibrados.
Dirigir, por mais que não pareça, é uma ação coletiva, envolvendo motoristas, passageiros e pedestres, e requer responsabilidade. E, mais uma coisa: cinto de segurança é indispensável. Com o carro em dia e o motorista consciente, um excelente inverno a todos!