
O Leilão da 4ª Rodada do Pré-Sal, realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em junho, arrecadou R$ 3,15 bilhões em bônus de assinatura, além de investimentos mínimos na fase de exploração equivalentes a R$ 738 milhões. Dezesseis grupos foram qualificados, dos quais 14 são de origem estrangeira e duas empresas nacionais.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia, dos quatro blocos ofertados, três foram arrematados. O bloco de Uirapuru registrou ágio de 240%, enquanto o bloco Três Marias foi arrematado com ágio de 500% no excedente em óleo para União (óleo lucro). A área de Dois Irmãos foi arrematada pela oferta mínima, de 16,43% do óleo lucro para a União.
A Petrobras será a operadora das três áreas arrematadas, sendo as demais majoritariamente do mercado internacional. Para o dia 28 de setembro, já está marcada a realização da 5ª Rodada de Licitações, em que serão ofertados os blocos denominados Saturno, Titã, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde. Todos estão localizados nas bacias de Campos e Santos, dentro do Polígono do Pré-Sal e em área declarada estratégica.